top of page

A Importância da Gestão dos Recursos Hídricos


A água é um recurso natural finito e essencial para a sobrevivência da humanidade, dotado de valor social, cultural, ecológico e econômico. No entanto, suas reservas estão diminuindo em diversas regiões do mundo devido ao aumento do consumo, desperdício e a poluição das águas superficiais e subterrâneas por esgotos domésticos e descarte de resíduos tóxicos.


Fonte:  Widespread potential for streamflow leakage across Brazil, 2024.
Fonte:  Widespread potential for streamflow leakage across Brazil, 2024.

Por muito tempo, o Brasil foi considerado um dos países mais ricos em recursos hídricos, contudo, uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos, que analisou 17.972 poços, concluiu que mais da metade dos rios brasileiros estão com a vazão comprometida, com resultados mostrando que 55,4% desses poços apresentaram níveis de água abaixo da superfície dos rios mais próximos.


Esse achado evidencia que a superexploração das águas subterrâneas está comprometendo e reduzindo o fluxo de água nos rios brasileiros devido à transferência de água dos rios para os aquíferos. Isso ocorre por conta da diferença no nível hidráulico, que cria um gradiente que favorece a percolação da água do rio para o subsolo.


Conforme artigo publicado em 2019 por Ricardo Hirata e colaboradores, existiam cerca de 2,5 milhões de poços tubulares no Brasil, onde mais de 88% desses poços não estão em nenhum cadastro oficial dos órgãos gestores.


No Brasil, para poder realizar a captação d’água, seja de águas subterrâneas ou superficiais, é necessário a emissão de outorga dos direitos de uso de recursos hídricos pelo órgão gestor. Essa outorga determina o quanto um usuário pode captar, disciplina se pode ser feito de forma compartilhada ou não e prevê o controle quantitativo.


Dos municípios brasileiros, 52% utilizam águas subterrâneas para o abastecimento, os quais 36% são abastecidos exclusivamente e 16% parcialmente por essas águas.


Logo, a integração da gestão de águas superficiais e subterrâneas é essencial para assegurar a disponibilidade e qualidade da água para as gerações atuais e futuras, além de proteger os ecossistemas e impulsionar o desenvolvimento sustentável.


Além disso, é essencial que haja um constante monitoramento dos poços de captação e dos níveis dos rios para garantir que a retirada de água subterrânea não ultrapasse os limites sustentáveis.


Referências

HIRATA, Ricardo; SUHOGUSOFF, Alexandra Vieira; MARCELLINI, Silvana Susko; VILLAR, Pilar Carolina; MARCELLINI, Laur. A revolução silenciosa das águas subterrâneas no Brasil: uma análise da importância do recurso e os riscos pela falta de saneamento. São Paulo: Instituto Trata Brasil, 2019. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002928658. Acesso em: 12 mar. 2025.


https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/metade-dos-rios-brasileiros-tem-vazao-comprometida-aponta-pesquisa/


Uchôa, J.G.S.M., Oliveira, P.T.S., Ballarin, A.S. et al. Widespread potential for streamflow leakage across Brazil. Nat Commun 15, 10211 (2024). Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41467-024-54370-3


 
 
 

Comments


(47) 99743-9237

Rua Anita Garibaldi, 478 - Sala 02 - 2º andar  - Joinville/SC 

CEP: 89203-300

©2019 por Libra Engenharia Ambiental

bottom of page