Investigação de Passivos Ambientais

 

Diversos tipos de atividades utilizam ou impactam recursos naturais, sendo que o resultado desta ação pode causar danos ao meio ambiente caso não sejam gerenciados previamente, podendo resultar em um passivo ambiental. O mesmo pode ocorrer devido à falta de controle ambiental, armazenamento inadequado de resíduos e produtos químicos, vazamentos e acidentes.
Passivo ambiental pode ser definido como sendo uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural. 
O gerenciamento de áreas contaminadas (GAC) é caracterizado por um conjunto de medidas que asseguram o conhecimento das características das áreas contaminadas e a definição de medidas de intervenção mais adequadas a serem exigidas, visando eliminar ou minimizar os danos e/ou riscos aos bens a proteger, gerados pelos contaminantes nelas contidos. 
Neste contexto, pode-se dizer que o gerenciamento de uma área contaminada deve conter duas grandes fases de entendimento do problema. A primeira fase é a da identificação da contaminação, composta da avaliação preliminar e investigação confirmatória de passivo ambiental. A segunda fase é a reabilitação da área que é composta pela investigação detalhada, avaliação de risco, plano de intervenção e monitoramento. O processo de GAC deve ser finalizado com a reabilitação da área para o uso pretendido e declarado ao órgão ambiental, durante o processo de gerenciamento.

A Libra Engenharia Ambiental oferece os seguintes serviços neste segmento:

  • Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental

  • Investigação Confirmatória

  • Investigação Detalhada

  • Avaliação de Risco a Saúde Humana

  • Plano de Intervenção/Reabilitação de área contaminada

  • Realização de Sondagens Ambientais

  • Instalação de Poços de Monitoramento

  • Interpretação de Resultados de Monitoramento

  • Licenciamento ambiental de áreas contaminadas

Temos mais de 5 anos de experiência com Investigação de Passivos Ambientais nos setores têxtil, metal mecânico e de fabricação de produtos químicos.