top of page

Receita e Ibama retêm maior carga de mercúrio ilegal já encontrada no Brasil no Porto de Itajaí

Atualizado: 4 de set. de 2019


Carga de mercúrio (foto: Luiz Carlos de Souza, Arquivo Pessoal)


Ibama apreende 1,7 toneladas de mercúrio


Uma operação conjunta entre a Receita Federal e o Ibama resultou na maior retenção de mercúrio ilegal já feita no Brasil, no Porto de Itajaí.

A carga de 1,7 tonelada veio da Turquia e foi importada por uma empresa de Joinville que, de acordo com a fiscalização do Ibama, fornecia mercúrio para garimpos ilegais na região amazônica.


O contêiner era monitorado pela Receita Federal desde janeiro, quando a licença de importação da empresa de Joinville foi cassada pelo Ibama. A carga chegou ao Porto de Itajaí há cerca de um mês, e foi interceptada pela fiscalização.

Nesta quinta-feira, o contêiner foi novamente lacrado. O mercúrio, considerado um produto perigoso e altamente nocivo ao meio ambiente, está embalado em galões de ferro e foi transportado em paletes de madeira. A Receita agora trabalha para devolver a carga para o exportador, na Turquia.


A empresa catarinense tinha autorização de importação até janeiro deste ano, quando o Ibama realizou uma operação em Joinville e descobriu que o mercúrio estava sendo repassado a uma empresa fantasma, no Mato Grosso. Naquela ocasião, 430 quilos de mercúrio foram apreendidos.


Bruno Barbosa, analista ambiental do Ibama, diz que o endereço informado pela compradora corresponde a uma mercearia em Cuiabá. Essa empresa matogrossense já havia sido identificada como parte do esquema ilegal de fornecimento de mercúrio a mineradoras, em 2013. Do Mato Grosso, o mercúrio era supostamente levado a garimpos clandestinos.


A empresa de Joinville criou uma estrutura enganosa. Importava regularmente, mas comercializava ilegalmente usando informações enganosas no cadastro do Ibama.

A estimativa do Ibama é que, nos últimos cinco anos, 90% das 9 toneladas importadas pela empresa em Santa Catarina tenham sido desviadas. Para se ter uma ideia do que isso representa no mercado ilegal, as apreensões de mercúrio em garimpos não costumam passar de cinco quilos.


Além de ser proibida de importar novas cargas, a empresa de Joinville foi multada em R$ 1,5 milhão. O caso está com o Ministério Público Federal (MPF), para eventual responsabilização criminal.


Fonte: nsctotal.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page