top of page

Mudanças na NBR 10151:2019 - Medição e avaliação ruído



Foi publicada em 31/05/2019 a Norma Técnica ABNT NBR 10151:2019, que trata sobre Acústica – Medição e avaliação de ruído. A norma expandiu seu conceito para Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas.


A nova versão introduz grandes novidades como diferentes descritores de medição de ruído, detalhamento dos métodos de ensaio incluindo o monitoramento e medição de parâmetros quantificáveis para caracterização de som tonal e impulsivo, tudo isso baseado na análise dos resultados em função da finalidade de uso e ocupação do solo. Desta forma, a NBR 10.151:2019 visa minimizar interpretações incorretas por parte do avaliador e unificar os resultados apresentados com toda a certeza um avanço para as avaliações de ruído.


Além das mudanças ocorridas na metodologia a ser seguida para a medição e avaliação de ruído, também ocorreram alterações significativas na instrumentação necessária para atender aos padrões estabelecidos pela NBR 10.151:2019.. Tais mudanças podem ser observadas na Figura a baixo (Fonte: LABELO PUCRS).



Após tantas mudanças, os laudos de monitoramento de ruído já realizados na versão anterior da NBR 10.151 precisarão ser atualizados.


Para isso, a Libra Engenharia Ambiental já se adequou a nova Norma afim de atender aos nossos clientes. Nossa equipe participou de curso de capacitação sobre o tema e a nossa empresa também já adquiriu a instrumentação necessária.


Para maiores informações e solicitação de orçamentos entre em contato conosco:

www.libraambiental.com.br | (47) 99743-9237 | contato@libraambiental.com.br

155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page