top of page

Estudos Hidrogeológicos: O que são, quando são exigidos e como beneficiam seu projeto


Os estudos hidrogeológicos consistem em um conjunto de investigações técnicas voltadas para entender a ocorrência, o comportamento e a qualidade da água subterrânea em determinada área, bem como sua relação com as águas superficiais. Esses estudos envolvem o entendimento da geologia local, da qualidade da água, do fluxo subterrâneo, das características dos aquíferos que são camadas geológicas que armazenam e transmitem água, e da interação com as águas superficiais, como rios e lagos.


ree

Através de um conjunto de técnicas, levantamentos geológicos, modelagens e mapeamento de áreas e regiões, os estudos compreendem e identificam fontes e cursos naturais.


Cada estudo pode variar em escala e nível de detalhes, com objetivos principais a serem levantados e conduzidos de forma atender as necessidades de cada projeto, desde a viabilidade de implantação de poços artesianos e sistemas de captação de água, até a definição de áreas de preservação e o controle de riscos ambientais. Dessa forma, os estudos hidrogeológicos são fundamentais para a preservação dos recursos hídricos, o abastecimento público e privado, a regularização de outorga de uso da água subterrânea junto aos órgãos competentes, o controle de contaminações, o planejamento territorial e a definição de locais seguros para construções.


Os estudos hidrogeológicos podem ser solicitados por empresas, órgãos públicos, construtoras, empreendedores, indústrias e proprietários rurais ou urbanos para diversos usos. Além disso, são essenciais em processos de licenciamento ambiental, especialmente em empreendimentos que envolvem risco ao solo e à água, como postos de combustíveis e atividades de mineração, obras viárias, loteamentos urbanos e canalizações de cursos d’água.


Exemplos cotidianos de aplicações de estudos hidrogeológicos e seus impactos em projetos:


Auxiliam no planejamento urbano e rural os estudos hidrogeológicos definem as Áreas de Preservação Permanente (APPs), como margens de rios, nascentes e áreas de recargas de aquíferos subterrâneos, delimitando faixas mínimas de proteção e indicando a necessidade de obras de drenagens e proteção, bem como a canalização de cursos d’água para viabilizar acessos e empreendimentos, sempre com foco na segurança das construções e na proteção dos recursos hídricos.

 

Enchentes e alagamentos estão cada vez mais recorrentes em nosso cotidiano e, apesar de estarem diretamente relacionados à drenagem superficial, a dinâmica das águas subterrâneas também exerce papel relevante nesse aspecto. Além da presença de surgências naturais de água, quando o lençol freático se encontra próximo à superfície, o solo tende a saturar mais facilmente com a infiltração de água em períodos de chuvosos, o que favorece episódios de alagamentos. Nesses casos, os estudos hidrogeológicos atuam mapeando as áreas de níveis freáticos rasos, monitorando variações sazonais do nível d’água, identificando planícies de inundação natural e importantes áreas de recarga. Dessa forma, os estudos permitem que sejam diagnosticados antecipadamente riscos naturais e impactam no planejamento de técnicas construtivas para mitigação dos danos, como sistemas de drenagens efetivos em períodos de saturação natural do solo, manutenção de áreas essenciais de recarga, identificação de períodos naturais de alagamentos para emissão de alertas antecipados através dos órgãos públicos e indicação da necessidade de drenos e bombeamentos para rebaixamento do nível d’água local.

 

ree

Outra aplicação de grande importância da hidrogeologia está na viabilização de abastecimentos públicos e privados através de aquíferos subterrâneos, que depende diretamente de estudos voltados para o entendimento das características hidrogeológicas de uma região, além de obtenção de outorgas e regularização de uso e captação de água. Algumas indústrias e cidades de pequeno e médio porte, comumente dependem de poços artesianos como principais fontes de abastecimento, seja em tempo integral ou em períodos de escassez de chuvas. Dentro desse contexto, os estudos hidrogeológicos têm como objetivo, dentre outros, localizar os pontos mais adequados para a perfuração e instalação dos poços, estimar a vazão sustentável de explotação, as necessidades e regularização de uso e prever os impactos de extração dos recursos frente às capacidades do aquíferos e de outras fontes de captação de uma região, como poços vizinhos.


Dessa forma, ao integrar ciência, tecnologia e gestão, os estudos hidrogeológicos auxiliam o desenvolvimento urbano frente às características hídricas de cada região, buscando a preservação, utilização e o gerenciamento dos recursos naturais de forma equilibrada, com redução de riscos e impactos ambientais e sociais.


Se você ou sua empresa está iniciando um projeto sujeito a licenciamento ambiental ou que envolva intervenções em áreas com recursos hídricos, converse com a gente. Realizamos estudos hidrogeológicos voltados à regularização, segurança técnica e conformidade legal do seu empreendimento.

 
 
 

Comentários


Mapa do site

Home

Sobre nós

Soluções Ambientais

Projetos

Notícias

Áreas de Atuação

Licenciamento Ambiental

Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Geologia, Hidrogeologia e Geotecnia

Estudos e Projetos Ambientais

Assessoria Ambiental

Contato

contato@libraambiental.com.br

(47) 3023-6361 | (47) 99743-9237

Endereço

Rua Anita Garibaldi, 478. Sala 02

Joinville/SC - CEP: 89203-300

Nos Acompanhe nas
Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

© 2025 Libra Engenharia Ambiental - Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvido por ESTUDIO 1

bottom of page