top of page

A importância do Estudo de Viabilidade Ambiental na aquisição de imóveis

Atualizado: 7 de jun.




Você sabia que a existência de áreas de preservação permanente e/ou áreas com risco de contaminação podem comprometer e até mesmo inviabilizar a implantação e operação do seu empreendimento em um imóvel?


O Estudo de Viabilidade Ambiental é a chave para garantir que seu o empreendimento poderá ser implementado como planejado. Através do estudo, são avaliadas todas as áreas que possuem restrição de uso e calculadas as áreas que de fato são úteis para construção. No estudo também são indicadas quais atividades são autorizadas para o zoneamento e os procedimentos para implantação do empreendimento (licenciamento, supressão de vegetação). Por isso, é crucial que o Estudo de Viabilidade seja realizado antes de ser concluída a aquisição do imóvel, de forma a garantir que o seu investimento não seja perdido.


Em imóveis com histórico de ocupação, também é possível avaliar se o local apresenta fontes potenciais de contaminação, visto que, caso o imóvel venha a ser adquirido, todo o ônus da investigação e remediação passa a ser de responsabilidade do novo proprietário.


Em resumo, o EVA apresenta os seguintes objetivos:



✅ Identifica áreas de preservação permanente e outras restrições ambientais.


✅ Avalia possíveis passivos ambientais no terreno.


✅ Orientar sobre os usos admitidos e áreas disponíveis para construção.



Com o Estudo de Viabilidade Ambiental, você evita surpresas desagradáveis, reduzindo riscos legais, ambientais e financeiros durante a aquisição de imóvel.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page