top of page

QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA INVESTIGAR UM PASSIVO AMBIENTAL?

Atualizado: 17 de mar. de 2023


Você já conhece a sequência de etapas necessárias para a investigação de passivo ambiental?


Executar as etapas iniciais de forma minuciosa é de extrema importância para que todas as fontes de contaminação possam ser identificadas, pois a partir desta informação pode ser estabelecido um plano de ações que permita delimitar corretamente as plumas de contaminação presentes na área e estabelecer as ações necessárias para sua remediação e posterior reabilitação.


Todo processo é iniciado com a avaliação preliminar, etapa onde devem ser levantadas todas as fontes/atividades (atuais e pretéritas) que apresentem potencial de gerar contaminação.


Na avaliação preliminar também deve ser realizada caracterização do meio físico, do uso e ocupação do solo e dos bens a proteger do entorno.


Todos os dados levantados na etapa preliminar serão utilizados para nortear a metodologia de investigação a ser adotada nas etapas posteriores.


Caso sejam identificadas fontes reais ou potenciais de contaminação, da-se sequência na investigação com a etapa confirmatória, onde são coletadas amostras do meio físico (ar do solo, solo, água superficial e/ou subterrânea) para verificação se as concentrações das substâncias químicas de interesse (SQIs) ultrapassam os padrões legais.


A Libra Engenharia Ambiental possui equipe técnica multidisciplinar capacitada e com 10 anos de experiência em estudos relacionados ao GAC – Gerenciamento de Áreas Contaminadas.



Commentaires


bottom of page