top of page

POÇOS DE MONITORAMENTO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA


São perfurações profundas realizadas no solo com o objetivo de acessar e monitorar a água subterrânea de um determinado local.


Como é realizada a instalação de poços de monitoramento?


1. Escolha do local: a instalação deve ser baseada nas informações geológicas e hidrogeológicas disponíveis e nas condições específicas da área.


2. Perfuração: sondagem de solo utilizando trado mecanizado até o nível do lençol freático, método recomendado pela CETESB e que não utiliza fluído de perfuração.


3. Instalação de tubos: depois que a sondagem é realizada, são inseridos tubos de PVC geomecânico tamponados na base e no topo. Um trecho permeável que fica na água com presença de ranhuras (filtro) e outro impermeável (revestimento).


4. Complementos: no espaço anular entre o tubo e o solo são adicionados o pré-filtro na seção filtrante e o selo de argila bentonita na seção de revestimento.


5. Acabamento: na superfície, o topo do poço deve ser envolto com laje de cimento e câmara de calçada e tampa de pressão (cap) para garantir que o poço não seja contaminado por elementos externos da superfície.


Para garantir a integridade e a eficiência do poço a NBR 15495 – Poços de Monitoramento em Aquíferos Granulares deve ser seguida.



  1. Coleta de amostras de solo para descrição litológica

  2. Acesso direto ao aquíferos para amostragem de água subterrânea

  3. Caracterização hidráulica dos aquíferos

  4. Medição do nível d’agua e caracterização de possíveis contaminantes presentes no lençol freático e no solo

  5. Avaliação das condições de background de uma área antes da implantação de um novo empreendimento

  6. Delimitação e quantificação de plumas de contaminação no meio subterrâneo


Poços de monitoramento proporcionam a avaliação da água subterrânea de um local de interesse, possibilitando a retirada de amostras de água a qualquer momento para análises químicas dos parâmetros que são fundamentais para avaliar a presença de substâncias químicas acima dos padrões permitidos.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page