Em 13 de julho de 2023 foram publicados os resultados da pesquisa que identificou a presença de microplásticos no tecido cardíaco de seres humanos.
Publicada na American Chemical Society, a pesquisa realizou a amostragem de tecido cardíaco de 15 pessoas durante cirurgias cardíacas, bem como coletou amostras de sangue pré e pós-operatórias de alguns dos participantes.
Para a identificação dos materiais as amostras foram analisadas por microscopia infravermelha e o resultado foi surpreendente.
Foram identificadas partículas de 20 a 500 micrômetros de largura de oito diferentes tipos de plástico. A técnica detectou dezenas a milhares de pedaços individuais de microplástico na maioria das amostras de tecido e em todas as amostras de sangue.
Apesar de ter um pequeno número de participantes, os pesquisadores dizem ter fornecido evidências preliminares de que vários microplásticos podem se acumular e persistir no coração e em seus tecidos mais internos e que inclusive, os procedimentos médicos invasivos podem ser uma das formas de exposição aos microplásticos.
No entanto, mesmo diante dos consideráveis avanços nas pesquisas relacionadas a esses materiais, mais estudos são necessários para compreender as formas de exposição e os efeitos dos microplásticos no sistema cardiovascular.
Comments