Buscar
  • Danielle

Noruega suspende repasse de mais de R$ 130 milhões ao Fundo Amazônia


Desmatamento da Amazônia: o futuro da floresta depende do que fizermos agora. (Nacho Doce/Reuters)

País é o principal doador do mais importante instrumento nacional para custeio de ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.


São Paulo – A Noruega anunciou a suspensão de 300 milhões de coroas norueguesas (cerca de 130 milhões reais) em doações que seriam feitas até o final de 2019 para o Fundo Amazônia, mais importante programa de preservação da floresta. A informação foi publicada pelo jornal norueguês “Dagens Næringsliv”.

O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, atribui a decisão à quebra de contrato do governo brasileiro. Desde a criação do Fundo Amazônia, há onze anos, os repasses das nações doadoras são atrelados aos bons resultados do Brasil na contenção do desmatamento na floresta. 

Mas dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a Amazônia perdeu área equivalente a três municípios do Rio de Janeiro entre agosto de 2018 e julho de 2019, uma alta de 40% e relação ao período anterior. “Isso mostra que o Brasil não quer frear o desmatamento”, disse o ministro norueguês.

Segundo o ministro, a Noruega observa com preocupação o desmatamento da Amazônia, que tem efeito “muito sério” no combate às mudanças climáticas. “Nós dependemos inteiramente da proteção da floresta tropical. Não há cenários para atingir as metas climáticas sem a Amazônia”, declarou. O Brasil abriga mais de 60% da floresta amazônica.


Fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/noruega-suspende-repasse-de-mais-de-r-130-milhoes-ao-fundo-amazonia/?fbclid=IwAR0LweaL5WA_btH7zH3swMtU-7lIJ4fCjZM-quOcOCgi4SiVSnxpdsJqE-I



6 visualizações0 comentário