top of page

AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE PASSIVO AMBIENTAL

Atualizado: 17 de mar. de 2023


A identificação de uma área contaminada é indispensável para evitar riscos envolvidos a saúde humana e ao meio ambiente. Em razão disso, a investigação de passivos ambientais é exigida pelos órgãos ambientais como pré-requisito para obtenção de licenças ambientais e quando uma empresa encerra suas atividades.


A investigação de uma área contaminada é iniciada pela Avaliação Preliminar, etapa de suma importância do GAC onde é realizada análise pretérita do uso e ocupação do imóvel, investigação e reconhecimento da área por meio de inspeção in loco e caracterização do meio físico (local, do entorno e dos bens a proteger possivelmente afetados).


As informações levantadas nesta etapa devem ter como objetivo principal indicar ou não a existência de fontes potenciais de contaminação (atuais e/ou pretéritas) e definir a metodologia adequada para que sejam executadas as etapas seguintes de investigação.


A Avaliação Preliminar deve ser realizada conforme estabelecido pela NBR 15.515-1, pela Metodologia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) da Resolução CONAMA 420/2009, pelo Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas da CETESB e pelas Instruções Normativas IN 04 (anexo 4) e IN 74 – IMA.


A LIBRA ENGENHARIA AMBIENTAL possui equipe técnica qualificada e com 10 anos de experiência em serviços de investigação de passivo ambiental.


Entre em contato conosco!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page